terça-feira, agosto 12, 2008

Carta de motivação....

... E dor de cabeça, também! Tenho até 30 de Setembro para me candidatar a um curso a minha área que me interessa muito. E o que pedem eles? Pois, a lista resume-se a :
Boletim de candidatura - feito!
Pedido de Candidatura - feito!
Curriculum vitae europass - feito!
Cópia do certificado de habilitações - feito!
Cópia Bi - feito!
Cópia do cartão contribuinte fiscal - feito!
1 foto tipo pass - eehh... praticamente feito!
1 carta de motivação (!!!) - não feito, não entendido, não integrado!!!!!!!!
Ando a passar-me, embora ainda tenha algum tempo, a realidade é que não faço a mínima ideia do que se deve escrever neste género de cartas. Fiz uma lista, falei com colegas meus e cheguei à conclusão de que, tenho a meu favor:
1) O gosto e interesse pessoal pela área de que se trata;
2) O facto de trabalhar numa áera onde tenho doentes instáveis nas áreas que abrange o curso;
3) Possibilidade de abertura de um novo serviço que necessita de pessoal mais especializado;
4) O facto de ocorrerem situações de descompensação e suas consequências no serviço onde exerço funções;
5) O interesse por maior aquisição de conhecimentos que possa aplicar no meu serviço, transmitir aos colegas e melhorar os cuidados prestados aos doentes que estão à minha responsabilidade;
6) (por último) A possibilidade de ser transferida para outro serviço específico... e do meu interesse!
Visto assim, com os termos mais específicos que preferi não incluir aqui, até parece que está mais ou menos encaminhado, não é?! Mas não! Não está! Porque no fim disto tudo só me apetece escrever:
«CR, 12 Agosto 2008, está enublado!
Exmos srs coordenadores do curso de pós-graduação xpto13 no local h9rk:
Venho por esste meio proceder à exposição da minha motivação para realização da pós-graduação xpto13 no local h9rk!
Sou Enfermeira licenciada contratada numa Instituição de Saúde do Estado: recebo como bacharel e trabalho em condições precárias e não tenho qualquer ambição em subir na carreira ou melhorar o meu rendimento, nem daqui a 7 anos. Mas nem por isso desmotivo!
O facto de pretender tirar esta pós graduação, mesmo ela saíndo do meu bolso, já roto e meio carcomido por traças, não me desmotiva, não! Penso até, que passar 6 a 9 meses a caminho dessa terra, consumir gasóil (com o petróil pela hora da morte), desgastar o carro, a minha paciência e o que resta de sanidade mental, sem ter direito a estatuto trabalhador estudante, é justificação suficiente para ser escolhida para frequentar a formação. Além disso, isto significa que vou ter de trabalhar todos os outros dias, sem direito a folgas, sim, porque no meu serviço é mesmo assim! se estou dois dias em formação, os outros são todos passados a trabalhar. Aalimentação e hidratação assim como a noite ddo dia 1 para o dias 2 tb vão sair do meu bolso.. tal como as fotocópias. Mas mesmo assim não desmotivo, quero mesmo mesmo mesmo muito fazer essa pós graduação, e posto isto faço beicinho, olho direito à esquilo pré-histórico da idade do gelo. se não chegar, também sei fazer um belo salame de chocolate!
Junto envio o meu CV e uma foto da Luana Piovani que é muito parecida comigo, excepto na cara, no cabelo e no corpo, com muita (MUUUUUUIIIIIITA) pena minha.
Sem mais assunto de momento, agadeço a atenção dispensada.
Enf.ªVR»

4 comentários:

Kalie disse...

axo k a primeira versão vai melhor encaminhada, ainda que a segunda tenha pontos de realidade!! ;)

se vivesses no porto... tirava-te as fotocópias de graça!!! a empresa pagaria... :P... sem saber!!!

bem... boa sorte para o curso!! ;)

vr disse...

já dizia a minha avó.. quem diz verdades não merece castigo!

obrigado, bem preciso de sorte para entrar nele... mas antes preciso de sorte para escrever a carta de motivação...

"se vivesse no Porto".... gosto da ideia... gosto da malta do Porto! gosto do norte do país.... mas os vossos hospitais estão entupidos e só aceitam o melhor do melhor...

obrigado por apareceres :)

Kalie disse...

Believe in yourself and you'll be on the right path...:)

Anónimo disse...

Ola =) estou precisamente com o mesmo problema mas achei esta carta hilariante, sem dúvida. Lá está..era a versão que deveria ser enviada sem mudar nada.... Adorei... e continuo na mesma dúvida... como fazer a tal carta de motivação pro mestrado que tanto quero??

Abraço


NS