terça-feira, março 04, 2008

Desabafar..

Ora aí está algo que eu considero bem difícil de fazer. Nem me faz bem fazê-lo. O esforço de tentar fazê-lo com alguém é-me sobre-humano. Primeiro porque o assunto magoa-me, depois porque nunca ninguém é digno da confiança de ninguém, e por fim, porque para nós os nossos problemas são sempre os maiores, simplesmente porque são nossos. E também, porque os conselhos que recebo enervam-me ao ponto de começar a disparatar com as pessoas. Em resumo desabafar é a pior coisa que posso fazer. Além disso, com o desabafo vem o choro, o choro em frente a alguém que não nós mesmos... para alguém cujo nossos problemas são menos relevantes do que os seus próprios problemas. Portanto, para quê desabafar? O quanto não vale andar por aí, deambular ou desaparecer mesmo e fingir, por um momento que a vida não é nossa, que o tempo perdido, que as frustrações são ilusões, meras ilusões... qualquer coisa, menos desabafar.. e no entanto, quando voltamos à realidade do nosso dia a dia, vemos que não podemos fugir. e então passamos mais um dia, uma semana, um mês, com um nó na garganta e o pensamente bem longe do qual onde está o meu corpo... e nada a fazer senão subsistir...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá moça.
Tens razão em muitas das coisas que escreveste. Expor-mo-nos não é fácil, ficamos mais vulneráveis. Não podes é ser injusta!
É claro que os teus problemas são mais importantes para ti do que para a pessoa que te está a ouvir, o que não quer dizer que a atenção que ela te dedica não seja sincera! O mais certo até é que ela não te possa ajudar, mas digo por experiencia própria que às vezes só o facto de me ouvir a dizer algumas coisas alto, muda a perspectiva que tinha sobre elas. Começo a relativizar a sua importância.
E ainda que isto não aconteça sempre e que fique tudo na mesma, um abraço de alguém que nos dá um bocadinho de colo é tão bom e reconfortante... (caramba? ninguém é digno da confiança de ninguém? olha bem à tua volta. Há-de haver pelo menos alguém que não tenha nenhum interesse em usar a informação que lhe dás contra ti!)
Já percebi que não gostas mesmo nada de conselhos, mas já te lembraste que podem ser a forma que a outra pessoa tem de partilhar as coisas que também já lhe aconteceram? É que por mais que negues, cada vez mais me convenço de que somos todos bem mais parecidos do que pensamos. No fundo todos queremos o mesmo, sentirmo-nos bem.
Um beijinho.

vr disse...

como disse, são mais importantes PARA MIM porque SÃO MEUS! e não, muito menos naquele serviço onde trabalhamos! E para dizer os pensamentos em voz alta, posso bem fazê-los sozinha! Tá respondido!
VR